Jardim Solar Energias Renováveis - Qual a inclinação que um painel solar deve ter?

Qual a inclinação que um painel solar deve ter?


21/08/2018 Jardim Solar Energias Renováveis

Na hora de instalar um painel solar existem vários fatores importantes a ter em conta, nomeadamente a inclinação que o painel solar deve ter! A inclinação a que ficará o painel solar vai influenciar diretamente a rentabilidade do mesmo!

 

Assim para tirar o máximo proveito do seu sistema de painéis solares estes devem ficar com uma inclinação ideal. Assim a eficiência que tiramos do mesmo é máxima!

 

No entanto a inclinação não é tão linear como pode parecer, é que devido ao facto de a luz solar não ser constante durante o dia (e estação do ano em que nos encontramos), temos que ter esse ponto em conta.

Fatores que influenciam a inclinação que um painel solar deve ter

Para calcular a inclinação ideal que um painel solar deve ter temos que ter em conta as horas de luz durante o dia, que como referi acima, dependem da estação do ano em que nos encontramos. Pois durante o verão não temos as mesmas horas de sol disponíveis que de inverno.

 

O ângulo a que o painel solar deverá ficar inclinado também vai depender da latitude a que nos encontramos durante o ano. Por exemplo, no hemisfério norte do planeta, à medida que subimos, o sol está mais baixo a nível do horizonte. Para o hemisfério sul acontece o contrário, o sol está mais alto relativamente ao horizonte!

 

  • Hemisfério Norte – América do Norte, América Central, Parte de África, Europa, Ásia, Polo Norte. Nos países deste hemisfério os painéis solares devem ficar instalados virados a Sul.
  • Hemisfério Sul – Parte de África, América do Sul, Antártida, Oceânia. Nos países deste hemisfério os painéis solares devem ficar instalados virados a Norte.

 

O último ponto que temos de ter em conta é a sombra. Temos que nos lembrar que a determinada hora do dia os painéis solares podem ficar tapados por alguma sombra. Por um prédio, chaminé, árvore… se tal acontecer o rendimento do painel irá baixar drasticamente!

 

Mas qual a inclinação que o painel solar deve ter?

 

Por norma, os instaladores recorrem à latitude onde estão situados para inclinar os painéis solares. Assim, os painéis solares são instalados com um ângulo igual ao da latitude da zona em que se encontram, conseguindo assim um rendimento estável durante todo o ano! Se bem que no verão é sempre superior, quando comparado com o inverno!

 

E por esse motivo nem sempre essa regra é a mais adequada. Pois durante o inverno os painéis solares devem ficar instalados o mais verticalmente possível para haver um maior proveito da energia solar! É que deverão até na horizontal eles conseguem aproveitar a energia solar!

 

Assim, por norma para uma boa eficiência energética dos painéis solares durante o inverto, deverão ficar com uma inclinação superior, de 10-15 graus, relativamente ao ângulo de latitude onde vão ficar instalados! Assim, consegue-se tirar o máximo de proveito durante o inverno, pois os raios solares possuem uma maior horizontalidade.

 

Agora, de verão, devemos fazer o oposto do inverno! Assim, devemos ter uma inclinação inferior, de 10-15 graus, relativamente ao ângulo de latitude onde vão ficar instalados. Como referi, de verão os painéis solares podem ficar mais horizontais! Assim é aproveita-se melhor as horas de sol, pois é quando o sol está mais alto no céu!

 

Como resolver o problema de inclinação dos painéis solares durante a estação do ano?

 

Uma forma de resolver essa diferença entre os ângulos que o painel solar deve ter nos meses de inverno e verão é através dos painéis solares mecânicos! Estes podem-se orientar consoante a direção do sol, garantindo assim o máximo proveito do sol.

 

O problema é que estes não dão para instalar nos telhados das casas normais. Apenas no solo, ou em telhados horizontais (placas).

 

É que estes sistemas mecânicos dos painéis solares permitem que eles mantenham sempre a inclinação correta consoante a posição do sol, bem como durante a estação do ano em que estamos.

 

Outra situação é que o valor deles é bem superior aos painéis solares tradicionais fixos. Acabando por não ser um sistema adequado para pequenas instalações.

 

Fonte: Portal Energia




Jardim Solar Energias Renováveis © 2018 Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: CI Digital Agência Web