Jardim Solar Energias Renováveis - Brasil ultrapassa 1,5 GW de energia solar fotovoltaica e abastece mais de 633 mil residências

Brasil ultrapassa 1,5 GW de energia solar fotovoltaica e abastece mais de 633 mil residências


21/06/2018 Jardim Solar Energias Renováveis

A fonte solar fotovoltaica no Brasil desponta em um crescimento vertiginoso e já ultrapassa a marca de 1,5 GW de capacidade instalada. O País deverá fechar o ano de 2018 com 2,4 GW em matrizes elétricas, com a contribuição das usinas solares fotovoltaicas dos leilões de energia de reserva de 2014 e 2015. A cada ano, junto a esta fonte renovável e limpa, crescem também os números de novos postos de trabalho, renda e de investimentos.

 

Há um ano, a energia elétrica gerada pela fonte era capaz de abastecer 60 mil residências brasileiras (compostas de 4 a 5 pessoas). Hoje este número é mais de 10 vezes maior, passando para mais de 633 mil residências.

 

Considerando a potência adicionada apenas no ano de 2017, o Brasil atingiu, pela primeira vez na história, o ranking dos 10 países que mais adicionaram projetos da fonte solar fotovoltaica em suas matrizes, incorporando aproximadamente 1 GW em um único ano.

 

No último ano, já foram gerados mais de 20 mil novos empregos diretos e indiretos, e a expectativa é de que este número se repita até o fim de 2018, sendo que a cada MW de energia solar fotovoltaica instalados, são gerados de 25 a 30 postos de trabalho.

 

O crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica é impulsionado por dois fatores principais: a redução de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos 10 anos e o forte aumento do preço da energia elétrica dos consumidores, que desde 2012 acumula uma alta de 499%, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.

 

Financiamento


Na última semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou mudanças no Programa Fundo Clima, permitindo pessoas físicas tenham acesso a financiamentos para a instalação de sistemas de geração solar fotovoltaica.

 

Fonte: Ambiente Energia




Jardim Solar Energias Renováveis © 2018 Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: CI Digital Agência Web