Jardim Solar Energias Renováveis - Painéis Solares? Entenda tudo sobre seus tipos, funções e vantagens

Painéis Solares? Entenda tudo sobre seus tipos, funções e vantagens


15/03/2018 Jardim Solar Energias Renováveis

Já pensou em uma maneira mais sustentável de se obter energia? Uma das fontes alternativas e renováveis que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros é a solar. O Brasil é um excelente mercado para o setor energético, pois a radiação solar média que incide sobre a superfície do país é de até 2300 quilowatt-hora por metro quadrado (kWh/m²).

 

Um sistema de energia solar fotovoltaico (ou “sistema de energia solar” ou ainda “sistema fotovoltaico”) é um modelo em que os componentes de seu kit funcionam de forma a realizar a captação da energia solar, e sua conversão em eletricidade.

 

A energia produzida pode ser então utilizada no abastecimento da rede elétrica em larga escala, como acontece em usinas solares (setor energético comercial), mas também pode ser gerada em escalas menores, residenciais (energia solar para utilização doméstica). Além do sistema solar para geração de energia elétrica, há também aquele para energia térmica, que tem por objetivo a utilização da radiação solar para o aquecimento de água.

 

Os sistemas de energia solar fotovoltaica possuem alguns componentes básicos, agrupados em três diferentes blocos: o bloco gerador, o bloco de condicionamento de potência e o bloco de armazenamento. Cada grupo é formado por componentes com funções específicas.

 

  • - Bloco gerador: painéis solares; cabos; estrutura de suporte.
  • - Bloco de condicionamento de potência: inversores; controladores de carga.
  • - Bloco de armazenamento: baterias.

 

Mas nisso tudo, o que são os paineis solares fotovoltaicos? Eles são considerados o coração dos sistemas e fazem parte do primeiro bloco, o de geração de energia. Sua função específica é a de converter a energia solar em eletricidade. O número de painéis necessários varia de acordo com a demanda de energia da residência.

 

Os painéis solares geram energia elétrica a partir do sol de forma muito simples. Além da energia fotovoltaica ser considerada limpa por não gerar resíduos para além das placas e não causar danos ao meio ambiente, os painéis que realizam a transformação da luz solar em energia elétrica demandam manutenção mínima. Um painel solar fotovoltaico é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que possuem elétrons, e esses, por sua vez, ao serem atingidos pela radiação solar, se movimentam gerando uma corrente elétrica.

 

A energia solar é um dos recursos renováveis mais promissores no Brasil e no mundo, pois causa impactos ambientais mínimos e reduz a emissão de carbono dos consumidores. Os consumidores estarão minimizando suas emissões ao optar por uma forma de obtenção de energia de baixo potencial danoso.

 

Fonte: Eclyde




Jardim Solar Energias Renováveis © 2018 Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: CI Digital Agência Web